Lixivia???

Este post é de extrema importância e muitas vezes temos de passar por alguma má experiência   para nos apercebermos da gravidade deste tema.

A variedade de produtos de limpeza e as carateristicas tão diferentes motivam algumas pessoas a misturar, sem consciência que podem estar a cometer erros fatais, e provocar reações químicas prejudiciais à saúde dos colaboradores e clientes.

As mais comuns são as misturas:

Lixívia e Vinagre: Esta é a primeira de três misturas com lixívia que não se deve fazer nunca. Juntos produzem gás cloro, um vapor amarelo-esverdeado que, mesmo em pequenas quantidades, pode provocar tosse, ardor nos olhos e problemas respiratórios.

Lixívia e Amoníaco:
Misturados produzem cloroamina, um gás tóxico que pode causar tosse, ardor nos olhos e/ou problemas respiratórios. Não se esqueça de ler sempre os rótulos das embalagens uma vez que são muitos os desinfetantes que contém amoníaco e são muitos os detergentes que contém aminas (substâncias derivadas do amoníaco) fazendo com que possa acidentalmente misturar estes dois compostos como acontece quando limpamos o lava-louça com lixívia logo depois de lavar a louça sem enxaguar os resíduos de detergente que ficaram.

Lixívia e Álcool Etílico:
Quando misturados, produzem clorofórmio (que já todos nós conhecemos dos filmes). Esta mistura pode até não o fazer desmaiar mas é bastante irritativa, tornando-se desagradável.

Nunca misture produtos de limpeza, nem mesmo produtos da mesma espécie, mas que sejam de marcas diferentes. Vale a pena lembrar que deve manter todos esses produtos fora do alcance de crianças e animais e que as embalagens nunca devem ser reutilizadas.

Saiba mais connosco
www.alimentarius.pt

#limpeza #higiene #desinfetar #higiene #produtosdehigiene #produtosdelimpeza #alimentarius #cuidados #ericeira #mafra #sintra #cascais #loures #odivelas #segurança #segurancaalimentar #planificar #cumprir # restaurantes #restauracao #proteger #proteção #haccp #limpar #creches #infantarios #cumprimento #malveira #misturar #lixivia