Consumir até...

Alguma vez se perguntou qual é a diferença entre os rótulos onde consta "Consumir até" e " Consumir de preferência antes de"? “

Consumir até” refere-se à segurança dos alimentos, enquanto que “Consumir de preferência antes de” está relacionada com a qualidade dos alimentos. Todos os alimentos pré-embalados devem ter rótulos informativos ao abrigo da legislação da UE.
Um rótulo alimentar marcado com a indicação "Consumir de preferência antes de" ou "Consumir até" é necessário para informar os consumidores sobre durante quanto tempo os alimentos podem ser mantidos e como armazená-los.
A Comissão Europeia estima que até 10% dos 88 milhões de toneladas de desperdícios alimentares produzidos anualmente na UE estão relacionados com a marcação da data nos produtos alimentares. Só em Portugal, estima-se que são desperdiçados cerca de 1.000.000 toneladas de alimentos por ano.
“Consumir até” refere-se à segurança dos géneros alimentícios. É uma instrução para utilizar um alimento até uma determinada data, após a qual o alimento é considerado não seguro para consumo e pode fazê-lo adoecer. Esta menção aparece em alimentos frescos, altamente perecíveis, peixe, carne, saladas e lacticínios que podem fazer com que adoeça se forem consumidos após esta data. “Consumir de preferência antes de” refere-se à qualidade dos géneros alimentícios. Desde que siga as instruções de conservação, os alimentos serão seguros para comer após a data de durabilidade mínima, mas podem não ter o mesmo sabor ou textura. Após esta data, não há garantia de que o alimento será tão fresco, saboroso, estaladiço, etc. como antes, mas não o deixará doente. Portanto, não é necessário deitá-lo fora.