Aditivos

Deveria preocupar-me com os aditivos alimentares?


Os aditivos alimentares são substâncias adicionadas aos alimentos para manter ou melhorar a sua segurança, frescura, sabor, textura ou aparência. Na União Europeia, todos os aditivos, desde edulcorantes a corantes alimentares, são avaliados antes de serem autorizados para utilização em alimentos.
Diferentes tipos de aditivos alimentares têm sido desenvolvidos ao longo do tempo, uma vez que fabricar alimentos em grande escala é muito diferente de fabricá-los em pequena escala em casa. Os aditivos são necessários para garantir que os alimentos processados permanecem seguros e em boas condições, uma vez que viajam através da cadeia de abastecimento alimentar desde fábricas ou cozinhas industriais até armazéns e lojas, e finalmente até aos nossos pratos.
Alguns ingredientes alimentares são utilizados há séculos para conservação - tais como sal (em carnes como bacon ou peixe seco), açúcar (na marmelada), ou dióxido de enxofre (no vinho), enquanto que alguns aditivos são utilizados para melhorar a aparência dos alimentos, tais como os corantes alimentares.
Na União Europeia, todos os aditivos alimentares são identificados por um E numerado. A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) avalia a segurança dos novos aditivos alimentares ou propõe novas utilizações dos aditivos alimentares existentes antes de estes poderem ser autorizados para utilização na UE. Também reavalia os aditivos alimentares que foram autorizados há muito tempo para garantir que ainda estão aptos a ser utilizados.